Aqui te contamos mais sobre informações técnicas têxteis e de modelagem, para você estar por dentro da qualidade de peças de moda e entender um pouco mais informações necessárias para comprar com mais consciencia e certeza de qualidade.
Fibra natural: tem sua matéria prima proveniente da natureza, são consideradas mais nobres, e geralmente com um valor mais alto. Originam na maior parte das vezes os tecidos de melhor qualidade, mas nem tudo depende apenas da planta, mas sim do cultivo e cuidado na cadeia produtiva. Ex: algodão, linho, canhamo, seda....
Fibra artificial: são obtidas com matéria prima natural, mas passa por processos quimicos para se transformar em fio de tecido, artificial não é a mesma coisa que sintetica. Ex: liocel, modal, viscose, acetato...
Fibra sintética: fibras derivadas do petróleo, exemplo poliéster, poliamida, acrilico, elastano...
Algodão: Surgiu na India, proveniente da planta do algodoeiro. É uma fibra natural conhecida pelo seu conforto, maciez, e ótima respirabilidade ou seja, capacidade de absorver umidade, permite o transporte do suor para fora da roupa, além de quando puro, ter uma maior capacidade hipoalergenica, tem uma ótima resistência, e é biodegradavel. A qualidade do algodão tem relaçao com o comprimento da suas fibra, sua pureza, e quanto mais fino for o fio melhor e mais refinado é o tecido.
Algodão sustentavel: é um algodão que tem em todos os seus processos iniciativas sustentaveis, corretamente ecologicas que contribuam para uma cadeia produtiva mais consciente, inteligente e sustentavel.
Linho: Um dos tecidos mais antigos, senão o mais antigo, proveniente do talo da planta do linho, possui uma alta capacidade de absorção da umidade, ao mesmo tempo, funciona como isolante térmico, ou seja, é uma fibra que funciona no verão e no inverno. Ele pode desbotar um pouco com o tempo, e amassa durante o uso ao longo do dia. Para tornar o linho mais acessivel há os linhos mistos, que unem as caracteristicas do linho com a viscose ou algodão. Possui muita resistência e é biodegradavel assim como o algodão.
Viscose: É uma fibra artificial proveniente da celulose das árvores, também tem a capacidade de absorver a umidade, tem um caimento mais maleavel e fluido, é um tecido mais delicado, recomendado ter um cuidado especial com a peça e ficar atenta a etiqueta de composição.
Fio penteado: é o fio que passa por um processo e limpeza, retirando impurezas e fios mais curtos, tornando o fio mais resistente, de melhor qualidade, menor formação de pilling (bolinhas), mais confortavel e suave ao toque.
Fio 30x1: A numeração 30x1 se refere ao diâmetro do fio, quanto mais grosso o fio menor o numero dele, o fio 24x1 é mais grosso que o 30x1. O fio 30x1 é mais refinado porém mais resistente, a sua numeração é considerada de um tecido premium, de alta qualidade.
Todos os nossos fornecedores possuem certificados e selos que nos garantem não apenas qualidade têxtil, mas também tecnologia e sustentabilidade
BCI - Better Cotton Iniciative é uma iniciativa mundial que assegura a sustentabilidade em todas as etapas da produção do algodão.
Oeko-tex - garante a procedência ecológica e de fontes renovaveis na cadeia produtiva do Linho.
Viscose sustentavel- feita de madeira de reflorestamento provenientes de fontes certficadas e controladas
Conforme as suas dúvidas vamos atualizando cada vez mais o nosso Glossário.